31 de jan. de 2009

Abelardo e Heloísa

 
Há muitos anos atrás assisti na faculdade um filme que contava a história de Abelardo e Heloísa e até hoje só de ouvir esses dois nomes juntos, me dá um aperto no coração. Sua história tornou-se paradigma da condenação cruel que podia atingir uma paixão, quando proibida e revelada.


• O romance iniciou-se em Paris no séc XII. Abelardo era filósofo e professor e tinha 37 anos. Heloísa tinha 17 e morava com o tio Fulberto. A paixão, enorme, era vista como um desvio à fé cristã, para um homem da igreja.
• Abelardo ensinava na escola de dia e dava aulas a Heloísa à noite, hospedado na casa do seu tio. Fascinados um pelo outro, as aulas noturnas deram lugar aos encontros apaixonados.
• Eram dois intelectuais e sabiam os perigos que corriam perante a sociedade.
• Após ter sido descoberto o romance e Abelardo expulso da casa, encontravam-se nos locais que Heloísa podia frequentar sem acompanhantes; em sacristias e confessionários.
• Heloísa engravida e Abelardo a leva às escondidas para a sua aldeia em Palais, até dar à luz um menino, Astrolábio.
• Abelardo pede ao tio permissão para casar com Heloísa. Este consente, embora magoado.
• O casamento realiza-se durante a noite, às escondidas, numa pequena ala da Catedral de Notre-Dame, de modo que ninguém desconfie.
• Tempos depois, o casamento é descoberto e Fulberto envergonhado, resolve vingar-se de Abelardo. Contrata uns homens para invadirem os aposentos de Abelardo durante a noite e ele é brutalmente castrado.
• Abelardo na sua angústia e vergonha, obriga Heloísa a ingressar no mosteiro de Santa Maria de Argenteuil. Heloísa tinha vinte anos. Abelardo retira-se para o mosteiro de Saint-Denis.


Durante muitos anos não se viram, apenas trocavam cartas. Enquanto as cartas de Heloísa eram cheias de paixão, de desejo, de amor, de dor e rebeldia, Abelardo, apesar de ainda amá-la, não tinha mais o desejo e a paixão, devido à castração.
Anos mais tarde Abelardo constrói uma escola-mosteiro ao lado da escola que ele tinha dado a Heloísa. Vêem-se diariamente, mas não se falam.
Abelardo morreu em 1142, com 63 anos de idade. Heloísa mandou construir uma sepultura em sua homenagem.


Em 1162 morre Heloísa e a seu pedido, foi sepultada ao lado de Abelardo.


Em 1817 os restos mortais dos dois amantes foram levados para o cemitério do Padre Lachaise.